Bozar: Palais de Beaux-Arts Bruxelles
A arte em "Bozar": ilumina a alma
Um pouco de arte não faz mal a ninguém. Ao contrário, ter o privilégio de visitar galerias e centros artísticos, oficinas de criação e museus é algo que enriquece a alma, estimula o pensamento criativo e condiciona as pessoas a terem ideias que antes, talvez, fossem inimagináveis.
Ao menos para mim, o efeito positivo é imediato. É o momento onde posso imaginar através da criação do outro, mesmo que fique apenas uma vontade de fazer ou que as descobertas fiquem aprisionadas eternamente dentro de um "moleskine", me faz conhecer formas e técnicas novas de pensar.
O Palácio de Belas-Artes é conhecido como Bozar (união de belas-artes ou beaux-arts) e está localizado no centro de Bruxelas. Ele é dividido por departamentos artísticos: arquitetura, exposições, música, dança, cinema, teatro e literatura, e abriga a Orquestra Nacional da Bélgica. Suas exposições mesclam artistas contemporâneos com antigos e a construção do prédio, que durou 10 anos, é datada em 1928.
Minha visita aconteceu no mês de julho. Fui especialmente para ver a exposição de moda chamada "LES BELGES Une Histoire de Mode Inattendue" e acabei conhecendo todo o Bozar.
LES BELGES Une Histoire de Mode Inattendue: muito além do olhar
Confesso que o desejo de ver essa exposição era apenas pelo meu amor à moda e à criação. Já visitei algumas exposições e, na maioria das vezes, saí decepcionada. Então, fui de "sangue doce" ao encontro dela.
E foi uma bela surpresa. O respeito com que foi tratado o conceito "moda" (em meio a tanta futilidade que acompanha e se confunde à pesquisa, história e criação de elementos e objetos) e as escolhas do curador Didier Vervaeren e dos criadores me encantaram. A cada nova sala, um novo elemento como referência estética.
A exposição retrata o "DNA" da moda belga e a estética vanguardista do "Groupe des Six d’Anvers" (Grupo dos seis de Antuerpia), um coletivo de estudantes que frequentou a "Antwerp´s Royal Academy of Fine Arts" na década de 80, e acabou criando um novo conceito artístico da moda, bem diferente do que havia na época.
Outros artistas belgas também fazem parte da exposição, em especial a icônica Diane von Furstenberg, assim como novos estilistas. A lista completa está no site.
*Grupo dos Seis: Walter Van Beirendonck, Ann Demeulemeester, Dries Van Noten, Dirk Van Saene, Dirk Bikkembergs, Marina Yee.
Bisous!
Bisous!
*De 05 de junho a 13 de setembro de 2015.
*Valores: 12 euros
*Imagens: Ana Laura Visentini
Arrasou no post. Irei conferir! Beijoss
ResponderExcluirWww.mulhersuperfashion.com
Obrigadaaa, vale a pena! Beijos.
Excluir