Hard Rock Cafe, Pepsi e Emmi: hambúrguer, refrigerante e café de graça...venham TODOS
O que gera uma experiência?
A universidade é o lugar perfeito para atrair jovens à procura de novas experiências, relacionamentos,
festas, eventos e muita, mas muita diversão. É o “universo” da diversidade,
alguns descolados outros tímidos ou ainda recém aprendendo a “caminhar” com
independência, todos desejando encontrar seu lugar no mundo. Diferentes
linguagens e gostos tornam esse ambiente propício à descobertas, sejam elas
políticas, sociais, profissionais ou sexuais, onde os adolescentes ultrapassam
barreiras e formam opiniões para a vida adulta.
Então, porque não utilizar esse “meio” para promover uma marca?
Foram dois dias de ação!
Quando a fila se
formava em frente ao “food trucker” do Hard
Rock Cafe Brussels, dentro do campus Solbosch-ULB, pensei que fosse algo
promocional com uma pequena redução no valor dos produtos, alguma demonstração
para gerar propaganda “gratuita” entre os jovens da universidade. Ou ainda, distribuição
de adesivos da marca, vinculada a algum evento de música eletrônica na região
(super comum), dando desconto nos ingressos.
Para a minha surpresa, os funcionários do Hard Rock estavam distribuindo
hambúrguer, “gratuitamente”, para quem quisesse ou tivesse tempo para esperar a
enorme fila e a gentileza e paciência dos funcionários em fazer, um a um, conforme mandam os padrões de
todas as lojas da marca, distribuídas pelo mundo. Não fosse apenas o fato de ser
totalmente gratuito e em tamanho original, uma funcionária passava gentilmente
um cardápio com os quatro novos sabores de hambúrguer (identificando os
ingredientes, o país de origem e os valores: entre 15,00 e 16,00 un.), para que
os estudantes escolhessem pelo gosto.
Ao mesmo tempo, dois funcionários da Pepsi, com um freezer disposto na esquina do pátio principal, faziam
a distribuição de latinhas de Pepsi Max (uma versão de baixa caloria),
divulgando o produto.
E na saída do campus, um mini caminhão da marca Emmi também divulgava seu novo
produto, Caffé Latte Cappuccino, e os estudantes levavam muitas unidades,
voltando várias vezes ao local...
Algo
extraordinário! Sensacional (ou “genial”, como falava meu professor de PP): a “simplicidade” da ação, o marketing de experiência, a propaganda boca-a-boca...três
grandes marcas, três grandes ações. Simples assim!
*Imagens: Ana Laura Visentini
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