quinta-feira, 7 de maio de 2015

Corra, Cos, corra


Uma moda menos democrática, assim está sendo tratada a vinda da Cos para o quartier Dansaert


O "quartier" Dansaert é o quadrilátero da moda belga em Bruxelas. Com suas lojas de grife e muito luxo a região abriga grandes nomes de marcas e costureiros que fizeram com que a capital ganhasse a reputação de "cidade da moda". 

A partir dos anos 90, a Rue Antoine Dansaert passou por um fenômeno sociológico, fazendo com que sua localização fosse aos poucos se tornando atrativa a um público diferenciado, com maior poder aquisitivo, junto de um comércio menos popular e mais conceitual. Aos poucos, o espaço surge remodelado e composto por novas fachadas de pequenas boutiques "feito à mão", com estilistas locais dando personalidade a uma antiga região central. Após essa mudança acontece o rompimento da imagem popular que, junto com a especulação imobiliária da época, acabou afastando os moradores menos abonados para as regiões mais periféricas e, em troca, um público elitizado vem integrar o "quartier" da moda luxo da cidade.
Atualmente a região está ameaçada. A loja Cos, versão mais cara e chique do grupo sueco H&M (Hennes & Mauritz), multinacional gigante em faturamento e número de lojas fixadas por todo o mundo, está prestes a se instalar num enorme terreno já comprado e liberado pela prefeitura da capital. A instalação está prevista para os próximos dias e é bem provável que ela mude a rotina dos pequenos comerciantes que, apesar de terem uma clientela fiel e rica, terão de se reestruturar para manter a concorrência e a identidade local. Há muita polêmica ainda sobre o caso entre os comerciantes e a prefeitura para que não haja a entrada das Cos na região. Até os moradores aderiram à campanha a favor dos costureiros pela não entrada de uma loja grande em Dansaert. Os pequenos alegam que a vinda de uma loja de departamentos, grande e com preços mais democráticos que os usados ali poderá descaracterizar um dos últimos redutos de moda luxo, de trabalho sofisticado e sob medida, onde alguns comerciantes trabalharam por 30 anos pela realização de um conceito específico de moda. Esse tipo de comércio mais popular tem nome e endereço aqui na bélgica. Me refiro à Rue Neuf, localizada no centro da capital bruxelloise, próximo à Grand Place. Nela estão ancoradas as grandes lojas de departamentos, mais conhecidas como fast-fashion, como a Zara, Primark, Celio, C&A, Pimkie e a própria H&M. 


Slogan da campanha contra a loja Cos
Fachada da loja contra a Cos
Restaurantes a favor da campanha
No Cos
Loja
Fachada de uma das lojas ícones da região
Slogan no cantinho da vitrine
Todos contra a Cos
Mais slogans 
Moradores a favor dos comerciantes locais
Uma das marcas de luxo, instaladas no quadrilátero
STIJL
Uma das marcas mais antigas e tradicionais - desde 1984
STIJL
Loja conceito
Marcel
Sob medida
Entrada de uma das lojas
Feito à mão
Loja local







*Imagens: Ana Laura Visentini

Nenhum comentário:

Postar um comentário