sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Abadia de La Cambre (La Cambre Abbey)




Já pensou em fazer um passeio em uma grande área verde, que mais parece um parque, no centro da cidade? E, junto ao passeio, visitar uma bela Igreja da Idade Média, ter aulas de Moda e Artes-Visuais, fazer piqueniques e observar como se faz uma cerveja belga?   


Isso tudo faz parte de um grande complexo, no coração de Ixelles (comuna de Bruxelas). É a  La Cambre! Com seus enormes e decorados jardins, a grande área verde mantém a antiga Igreja e a Brasserie de La Cambre (cervejaria), abrigando, também, uma famosa escola de Moda, procurada por muitos jovens que sonham em fazer um dos melhores cursos de estilismo da Europa, a La Cambre Mode.




História da Abadia




A abadia foi fundada por volta de 1196, por sua padroeira Gisèle, com o apoio da comunidade monástica da Abadia de Villers, (ordem Cisterciense). 




"Um senhor, Henrique I de Brabante, doou o Étang d'Ixelles (um moinho de água que compreende o lago de Ixelles), transformando o lugar em um mosteiro: Abbaye de la Chambre de Notre-Dame. A partir disso, a Abadia de La Cambre manteve-se sob a orientação espiritual de Villers, uma das comunidades Cistercienses mais importantes."




No local, Saint Boniface de Bruxelas (1182-1260), de Ixelles, cânone da Igreja de Sainte-Gudule (futura catedral de Bruxelas), que ensinou teologia na Universidade de Paris e foi feito bispo de Lausanne (1231), viveu dezoito anos na La Cambre e foi enterrado na igreja. 




Também, o santo místico Alix (com hanseníase, doença contagiosa conhecida como lepra e muito comum na época ) viveu na comunidade no mesmo período.




Durante as numerosas guerras dos séculos 16 e 17, grande parte da construção foi destruída. Entretanto, foi reconstruída no século 18.

Os jardins com terraços e árvores também foram restaurados no século 18, permanecendo até os dias de hoje.




É um belo passeio, caminhar pelos jardins da La Cambre, um emaranhado de verde bem no centro da Comuna de Ixelles.



Brasserie La Cambre - La bière




A cerveja, produzida artesanalmente no interior da Abadia, tem características alcoólicas ligeiramente moderadas (5,6 °), estando entre as mais leves cervejas belgas do tipo "Abadia".


É uma cerveja blonde, com aroma floral, com bastante lúpulo fresco. Sutilmente amarga, a espuma é fina e constante, e o baixo teor de açúcar faz com que ela seja uma ótima opção para matar a sede.



Do tipo "Abbey", ou "Abadia", a La Cambre é uma cerveja de fermentação alta, refermentada e envelhecida na própria garrafa.


História da Brasserie




Desde a sua criação, em 1201, a Abadia de La Cambre preza pela hospitalidade. Foi assim que surgiram as primeiras cervejas, quando a fundadora Dame Gisèle, passou a oferecer uma cerveja fabricada com água pura, da fonte de Maelbeek, aos peregrinos e viajantes que passavam por ali.

Com as guerras e com o passar dos anos, a produção estagnou. Foi nos anos 2000 que a Cerveja La Cambre ressurgiu, para a alegria dos ixelloises. 

Atualmente, a Abadia e os jardins situados no coração de Ixelles estão abertos ao público e seguem sendo o local de produção do líquido sagrado. Após um grande período de ausência, a cerveja finalmente encontrou o lugar que era seu.


La Cambre Arts Visueles/Mode - altos estudos em moda





A escola oferece muitas opções de cursos: artes, pintura, cerâmica, fotografia, arquitetura de interiores, comunicação gráfica, cinema, design...e estilismo.

A Bélgica tem tradição em escolas de Moda. Da escola de Beaux-Arts, em Antuérpia, saiu o Grupo dos Seis (The Antwerp Six). E as novas gerações de criadores não pararam por ai. 

Estacionamento da La Cambre

Muitos nomes surgiram no mundo da moda, e a La Cambre Mode é um dos centros artísticos por excelência. Vale tentar a seleção! 

Atualmente, um brasileiro faz parte do segundo ano do curso: Fernando Miró.

Abaixo, um pouco sobre o último desfile (2015), com criações dos alunos!




Localização: a Abadia de La Cambre está localizada na Comuna de Ixelles, entre os étangs de Ixelles e a Avenue Louise, uma das mais movimentadas de Bruxelas, e que liga a cidade a diversos pontos. 


Bisou!



*Imagens: acervo pessoal




Nenhum comentário:

Postar um comentário