sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mundo Pet! Aqui seu cãozinho tem livre acesso


Hoje trago um assunto que chamou muito a minha atenção logo que cheguei na Bélgica: cachorros compartilhando locais comuns!

Por aqui é fácil vê-los entrando em ônibus, metrôs e trens (claro, em companhia de seu dono), e nenhum ser humano que esteja "viajando" no local reclama, pede para descer ou olha com maus olhos para isso.

Também é comum a "livre passagem" dos pitocos e a frequente visita aos estabelecimentos abertos. Supermercados, lojas, cafés e bares. Os bichinhos frequentam esses locais como se fossem fregueses, sentam ao lado dos donos, algumas vezes latem, tremem o rabinho ao sentir o cheiro de outro amigo canino por perto e ficam até o anoitecer acompanhando seus guias.


Um bar para cachorros


Esses belgas...ideias estranhas


Em 2011 a cidade inovou e abriu seu primeiro "bar para cachorros", o Le Toutou Bar, com pratos com baixo teor de sal para os pitocos, além de uma cerveja feita especialmente para eles, sem álcool, a Red Dog, com um leve sabor de "osso". Um tanto bizarro pro meu gosto!

Pintou uma ideia de negócio por aí???  

*As imagens abaixo foram feitas por Erik Machielsen e estão na página pessoal do bar. 





Curiosidades e impressões sobre os pequenos


Como estava curiosa e impressionada, procurei informações. Conversei com pessoas que vivem aqui para entender e poder passar esse hábito aos meus amigos que têm pet. Acabei descobrindo algumas coisas:

1- Bom, dizem que por aqui a venda de cães e gatos em lojas é proibida. Então não há comércio, muito menos vitrines apertadas e cheias de bichinhos, entretanto, não imagino como esses pitocos são comercializados. Realmente, não vi nenhum cachorro exposto até agora! 

2- Existem políticas de doação e controle, por isso não se vê animais abandonados pelas ruas. Se você tiver gatos, cachorros e precisar doá-los para os órgãos ou instituições que cuidam de animais, é simples: basta que os pitocos sejam pré-imunizados (1º vacina) e esterilizados antes da doação.

3- Os animais de estimação são tratados como membros da família, portanto eles devem ser incluídos nos planos de saúde. Pareceu-me estranho, mas, infelizmente, não achei nada a respeito dessa informação, algo que prove, realmente, que não é uma inverdade. Por enquanto, ficamos na expectativa de saber mais sobre isso!

Além do mais, há no país um forte apelo aos produtos BIO (ou BIÔS, como falamos aqui) e ao "não uso" de animais em seus experimentos. Muitas marcas já estão se conscientizando a respeito de experiências e testes em animais e, atualmente, o mercado já oferece um número considerável de marcas que não utilizam essa prática. 



Bom, esse é o mundo animal belga! E enquanto não encontro normatizações a respeito disso, divido com vocês as experiências dos moradores daqui com seus pitocos. Um pouco mais de respeito a esses pequenos seres que dividem conosco seu habitat trazendo tanta alegria. 

Muito Amor!

Espero que tenham gostado. 

Bisous!





2 comentários: