segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O mar do Norte dos belgas: Oostende


Que a Bélgica não tem um clima muito propício à praia, a gente já sabe, ainda mais para os padrões brasileiros, em que as temperaturas elevadas do verão ultrapassam facilmente a casa dos 35º. 

Ok, tudo bem. Mesmo assim, existe um amplo litoral na costa do país, onde os belgas aproveitam para investir em imóveis de veraneio, passear, tirar o pé do acelerador (como fazemos) e curtir os finais de semana de temperaturas "agradáveis".

Da minha chegada ao país até agora, conheci alguns belgas e um pouquinho da cultura e hábitos deles que indicam conhecer a praia de Oostende, próximo a Bruges ao norte. Da capital, viajando de trem, o trajeto dura um pouco mais de 1h e nos finais de semana é possível pagar o valor de apenas uma passagem, voltando no mesmo dia (17,60 euros).

Vou confessar: protelei praticamente o verão todo daqui. Pensava em conhecer Oostende, mas alguns relatos de "não belgas" sempre me faziam repensar a expectativa de uma brasileira, louca por praia e sol, de ir à uma praia, em um lugar frio, ventoso e com a água gelada! Enfim, só não "mordi a língua" porque não conhecia o litoral da Bélgica e apenas escutava os relatos negativos.




Mar azul, areia fofa e um pôr do sol dourado


Por sorte tive uma surpresa inesperada. A primeira coisa boa de lá é que, em vez de lindas pedras, pedrinhas e pedrões(como é grande parte do litoral europeu, lindo de morrer mas quase inacessível aos nossos pezinhos), encontrei uma grande faixa de areia "fofa", uma esfoliação "natural" para nós mulheres. A água é apenas um "pouco" mais fria que o mar do litoral gaúcho, sem ondas, praticamente uma piscina, convida ao banho. E para a minha sorte, o fim de semana foi sem vento e com temperaturas na faixa dos 28º, o que para nós pode parecer pouco quente ainda, mas, por aqui, é um dia de alto calor e suor!

Gostei muito! Acho que vale o passeio! O visual é bonito, mar azulzinho, areia amarelinha e muita gente na praia (praticamente uma Copacabana no verão, hehehe). 

O pôr do sol é encantador. O sol se põe no mar, então, quanto mais as horas passam, mais sol tem na faixa de areia. E o reflexo dourado do rei sol no mar indo embora é realmente belo. 



Algumas curiosidades


Uma curiosidade bem interessante e que eu nunca vi em outro lugar: às 18h30, os salva-vidas passam em seus botes, no mar, com apitos sinalizando e pedindo aos banhistas que voltem para a areia. É que eles estão encerrando o expediente, por isso não é mais permitido o banho no local. Achei estranho, mas perguntei a um salva-vidas e ele mesmo respondeu isso. Bom, um pouco estranho, não é? Mas também um motivo de segurança aos banhistas. Claro, assim como em qualquer lugar, alguns permaneceram na água, mas a maioria foi saindo aos poucos da praia e tomando as ruas que já estavam lotadas. 

Além do mais, duchas e "vestiários" estão disponíveis na areia. Mas se você espera encontrar cadeiras e guarda-sóis para alugar, esqueça. Eles não usam, estendem suas toalhas e se atiram ali mesmo. Alguns usam uma "meia" barraca, que abriga apenas a cabeça ou uma pequena criança. 

E filtro solar é artigo de luxo por essas areias, os belgas adoram o pouco sol que têm, tiram a roupa, muitos nem se preocupam com a sunga, vão de cueca mesmo e erguem seus rostos para o sol, como em um momento de êxtase. Bonito de ver!


Evento de moda na saída da praia: mode in Oostende


E como é bom sair da areia e, sem prever, ir ao encontro de um evento de moda. Dei sorte mesmo! Sábado é um dia clássico, as pessoas estão mais à vontade, alegres e cheias de ideias para compartilhar.

A multimarcas Ferm Clothing estava a "todo vapor", com coquetel e um desfile lindo e cheio de criatividade. Muitos clientes por ali circulavam, uma tenda foi montada na calçada, onde as modelos e os maquiadores faziam o make up em frente ao público. Drinks, fotógrafo e Dj deram vida ao cenário simples, montado em frente à loja que seguia suas vendas normalmente. 

A pequena passarela foi montada com apenas três caixotes em madeira, como aqueles que encontramos nas feiras de verduras! Um luxo, sóbrio, sustentável e com um grande efeito!

Aliás, quando se trata de moda, os belgas são muito austeros!

Bisous!




*Imagens: Ana Laura Visentini



Nenhum comentário:

Postar um comentário