segunda-feira, 22 de junho de 2015

Escapadinha da Bélgica


Dizem que os belgas, quando viajam por perto, vão a Londres e a Paris, e em viagens mais longas se aventuram por Atenas e Barcelona. Acho que estou ficando "um pouco belga", também. 


Fui à Grécia!!!


A convite de um querido amigo fomos para a cidade de Atenas, na Grécia. Sempre tive vontade de viajar pelos caminhos gregos, conhecer as ilhas, mergulhar no oceano azul turquesa que as fotografias mostravam. Para mim, a surpresa foi maior que o pensamento que tinha sobre o lugar, encontrei uma cidade de intensas belezas (ruínas, a Acrópole e o Partenon, praias paradisíacas, intensidade de cores entre as casas brancas e o mar azul, centrinho cheio de lojinhas e bugigangas gregas, doces com massas folhadas banhadas no mel) e um clima seco de verão que convida os turistas a estarem nas praias e nos principais pontos da cidade. 

Acho que, assim como a mitologia, a beleza também nasceu lá. Não acho palavras nem posso descrever tudo o que meus olhos viram nesses dias, onde mesmo o que é "feio" torna-se belo e contextualiza com o macro cenário de Atenas (ou, para mim, Athina). O que posso dizer disso tudo é que esse país deixará uma enorme saudade e me fará voltar algum dia, em algum momento de minha vida.

Atenas vive!


Existem diversos pontos antigos, com ruínas e grandes colunas de mármore espalhadas que hoje, misturam-se a construções contemporâneas, mas nada é tão belo quanto a Acrópole e o Partenon. As ruínas são em mármore e pedra e "contam" a história de uma Grécia Antiga, datada aproximadamente em 500 a.C a 300 a.C. 
A visita a esse templo é IMPERDÍVEL, perca ao menos uma tarde nele. À 
noite as ruínas são iluminadas e como ficam num ponto alto, encima de
um morro de pedras, é possível enxergá-las de diversos pontos de Atenas. 

Passear, caminhar e se perder nas ruas da capital. Para "turistar", comer, olhar as lojinhas e viver entre os gregos e os inúmeros turistas, os melhores bairros são Plaka e Thisio. O primeiro fica na entrada do Partenon e o último na saída de todas as ruínas, sendo que, em determinado ponto, os dois se encontram (não consegui identificar onde um começa e o outro termina). Para mim, são como um só. 


Existem praias em Atenas e elas são muito bonitas e limpas. Gostei muito do litoral, é tão lindo quanto o das ilhas. Indico a prainha que fica em frente ao Hotel Poseidon, ou na parada "Eden". Basta pegar o tram 5 que passa na região central.

Parlamento de Atenas, ao fundo
Vista a noite da Acrópole e do Partenon
Vista da Acrópole, em Plaka
Partenon

Praia de Atenas


Passeio pelas ilhas até Mykonos


Aproveitando a estadia em Atenas, pegamos um ferry boat (barco turístico que leva pessoas, cargas e carros) a caminho de Myconos, a ilha mais badalada entre as "inúmeras" ilhas gregas. O trajeto levou 5h e teve três paradas sendo Myconos o último ponto. Esse passeio também pode ser feito de avião, saindo de Atenas, e leva apenas 30 minutos. O ruim é que você não tem a visão do oceano e das ilhas que vão ficando no caminho, mas caso o tempo de estadia seja apertado, é a melhor opção. No nosso caso preferimos aproveitar o passeio de barco, já que tínhamos um certo tempo e tudo era beleza e novidade. Valeu a pena, a visão foi belíssima!

O que falar de Myconos? 


Acho que foi o lugar mais bonito que estive, senão, um deles. A ilha é deslumbrante, há uma mescla entre o cenário agreste dos morros com pouca (ou quase nenhuma) vegetação, pedras locais, casas construídas em pedra (a maioria brancas e algumas na cor bruta)e as paradisíacas praias. São várias praias e não há como visitar a ilha a pé, é preciso locar carro, moto ou triciclo e as estradas são estreitas com pontos em que apenas um veículo passa, então, é preciso tomar bastante cuidado nos trajetos. Existem apenas 36 táxis na ilha e os ônibus são péssimos, além de não chegarem a todos os pontos.

Valores:
Ferry boat: classe econômica - 35 euros o trecho.
Avião: 80 euros (em média), o trecho.
Aluguel/diária: carro (+-30 euros), moto (+-20 euros), triciclo (+-15 euros). Esses valores variam conforme a época, pegamos os últimos dias antes da alta temporada então é possível que os preços dobrem no alto verão.

O centrinho de Myconos


São ruelinhas históricas, em pedra, a as casas brancas coladas às calçadas formam um labirinto em direção ao mar. Inúmeros são os restaurantes e bares e a comida é bem típica. Nas opções mais caras ficam os restaurantes de frutos do mar. É possível encontrar locais baratos, onde será servido o famoso "souvlaki" (mais conhecidos no Brasil como kebab ou ainda, pão Pita), saladas gregas (com queijo feta, amooo), espetinhos de carne de porco ou frango e docinhos.  E para encerrar a noite, bares de drinks com musiquinhas encantam os turistas mais jovens e apaixonados. 


Praias 


A melhor praia para tomar banho e relaxar é a Agrari Beach. Intimista, poucas pedras, água limpa e transparente, cenário lindíssimo, cadeiras para alugar do restaurante e quem preferir areia limpa para estender sua canga, pouca gente!
https://www.facebook.com/pages/Agrari-Beach-Mykonos-Greece/127384740646484?fref=ts
Aos que preferem agito, curtição e muita paquera, sugiro a Paradise Beach, com muita gente animada, meninas dançando no balcão e festas que começam por volta das 17h sem hora para acabar.
https://www.facebook.com/pages/Mykonos-Paradise-Beach/374354379300825?fref=ts

DICA


O que vestir na Ilha? As praias são badaladas, mas simples. Dá até para não vestir absolutamente nada, nem o biquíni. Tanto em Atenas quanto em Myconos, vi vários banhistas, homens e mulheres, de todas as idades (na maioria pessoas bem mais maduras) praticando o nudismo. Topless é uma prática normal por lá.

Já no centrinho, vá bem vestida(o). As pessoas vestem-se bem e vêm de diversas partes do mundo. Vi até alta costura. Um tanto exagerado, pro meu gosto justamente por se tratar de um local de praia, mais leve. Achei de mau gosto o salto alto (e não estou falando de salto agulha, falo da boa e velha plataforma). Vi várias mulheres "tentando se equilibrar" encima das sandálias, uma até caiu, extrema falta de noção, senso de ridículo e sofisticação. As calçadas da Ilha são muito irregulares, além de serem em pedras também não são planas, às vezes o equilíbrio falha até com um chinelinho. Há várias formas de ficar elegante com uma boa rasteirinha. E lá é o lugar perfeito para comprar sandálias baixas, rasteiras, douradas, com pedrarias e design grego como lembrança. 





Pontos negativos: o trânsito e o atendimento em Atenas. Os motoristas não respeitam o sinal e passam em alta velocidade, por isso, muito cuidado ao atravessar as ruas. O atendimento: alguns locais são bem atendidos pelos funcionários, porém, na maioria os atendentes são "brabos", desatenciosos e não falam (ou não fazem questão de falar) inglês. 

*Imagens: Ana Laura Visentini

Nenhum comentário:

Postar um comentário