quinta-feira, 4 de junho de 2015

CHEZ MOEDER LAMBIC...entre as 10 melhores cervejarias do mundo


Finalmente, chegamos ao tão indicado bar de cervejas artesanais de Bruxelas. Reconhecido pela comunidade local e com seu posto conquistado na lista dos 10 melhores bares de cerveja do mundo, pelo site independente www.ratebeer.com, que faz a classificação conforme a opinião de pessoas ao redor do mundo, sem dúvidas o local é uma referência entre os fãs de cerveja artesanal.

Não é fácil conseguir uma mesinha ou um banquinho no balcão do bar. Por ser conhecido pela qualidade e especificidade de seus produtos, tanto o primeiro Moeder Lambic, localizado em Saint Gilles atrás da Prefeitura, quanto o Moeder Lambic Fontaine, localizado na região central da capital, são ambientes concorridos por sua clientela fiel. Há turistas, entretanto, os bares são frequentados e reconhecidos pelos belgas como o melhor bar para beber e experimentar novos sabores. Dei preferência a conhecer primeiro o bar original, pequenininho e intimista, que originou o estilo de produção e a fama de melhor cerveja "artesanal".

Nossa primeira tentativa foi frustrada. Chegamos ao Bar (Saint Gilles) numa segunda-feira perto das 20h e não conseguimos lugar. Apesar do espaço ser pequeno há o terraço e eles fornecem mantinhas para aguentar o clima, porém, nesse dia estava mais frio que o normal e ventando muito, por isso esperamos um bocado e desistimos. A visita foi consumada na semana seguinte e chegamos bem cedinho, às 17h de uma sexta-feira.

Realmente o local é muito agradável e oferece vários tipos de cervejas produzidas e armazenadas por eles mesmos. As mesas são apertadinhas, em madeira, e os poucos garçons delicadamente explicam um pouco sobre as cervejas ofertadas naquele período (entre doces, amargas e ácidas), sugerindo o que pedir. Me fez lembrar um bar de cervejas artesanais que frequento em Porto Alegre-RS-Brasil, o Lagom, que também fabrica o precioso líquido e o disponibiliza em suas torneiras e pints.

No Moeder Lambic a cerveja é também servida em pints ou 1/2 pints e as mais requintadas são ofertadas em garrafas de 750 ml (que lembram muito as garrafas de espumante). Interessante é que os clientes pedem pães (pretos, integrais, com malte), manteiga e queijos para harmonizar e entre um gole e uma conversa, mastigam os pedaços docemente. Não sou "expert" em produção de cervejas mas compreendi que em determinado período eles mantêm uma média de 46 cervejas num quarto frio, com menos CO2, aumentando a conservação do produto e o tempo de venda. Aos adoradores de cerveja artesanal, indico assistir ao episódio do "Brew Dogs" sobre a cervejaria, publicado em 14 de maio de 2015.

É realmente uma boa experiência visitar o Moeder Lambic. Há música ambiente (um tanto psicodélica, na minha opinião) e a decoração é simples e se dá pelas placas que expõem a variedade de sabores, compondo o cardápio, que estão espalhadas por todo o bar. A preferida dos donos é a "Cantillon lambic". Provamos a "Cantillon Gueuze", extremamente ácida, amarga e com pouco gás (bem diferente do que estamos acostumados), só é ofertada nas duas cervejarias. Essa é para os "bons" conhecedores e apreciadores do produto. 

Valores: os preços são mais elevados que nas cervejarias comuns, prepare o "bolso".

O 1/2 pint vai de 3,20 a 5,00. O pint de 4,00 a 8,00. As garrafas são mais caras, as de menor valor ficam entre 13,00 e 15,00 euros e as mais valiosas podem chegar próximo a 50,00(ou mais). Tem uma edição vintage, especial, a "Fonteinen Geuze Millenium 1998" que custa 200,00 (EUROS).


"Gueuze Cantillon"
"Blanche hainault" 
"Bier de Miel Bio" 
"Gueuze Cantillon" e "Bier de Miel Bio" 
A cor intensa do mel
"Troubadour Magma"
O cardápio como decoração
Variedade de sabores 
Sabores
Vista do terraço e as mantinhas para aguentar o clima
Livros



*No local também é possível encontrar variedades de outros países, mas são menos populares.

*Imagens: Ana Laura Visentini

Nenhum comentário:

Postar um comentário