sábado, 30 de maio de 2015

A graciosa Brugge


Cidade encantadora, Bruges (em neerlandês, Brugge) é conhecida como "A Veneza do Norte". Pelos inúmeros canais que cortam a cidade e a ligam à Gent, é possível fazer passeios românticos de barquinhos reconhecendo os lugares e a beleza da região. Dá para chegar na cidade de trem. A saída é em Bruxelas, na gare du midi, e o tempo percorrido é de uma hora (1h). 

Esteticamente, Bruges encanta o coração e deixa saudades. Com sua arquitetura pitoresca, as casinhas são todas parecidas, estreitas, porém, com dois, três ou mais pavimentos (maison de maître), lembram muito o "Brinquedo Educativo Pequeno Construtor", aqueles tijolinhos em madeira, coloridos, que simulavam construções de casinhas e grande parte das crianças teve na década de 80 (me incluo nisso). 
As maisons que beiram os canais têm seus pequenos quintais "colados" à água, com dois acessos: um aquático e outro por terra pelo outro lado do quarteirão. 

Além dos passeios de barco, antigas charretes fazem os trajetos turísticos guiadas por seus condutores. Gosto de ouvir o som das rodas de madeiras e das ferraduras dos cavalos batendo nas pedrinhas das ruas, é cinematográfico e lembra os filmes épicos com seus cavaleiros e cavalarias. Nos transporta para outra dimensão.   

Para descansar e fazer refeições existem inúmeros restaurantes, porém, a maioria dos preços são "pega turistas", é preciso ter um certo cuidado na hora de escolher o local, geralmente os mais centrais são mais caros. Aliás, a cidade é bela e há muitos relatos em sites de viagens, por isso, sempre está lotada de visitantes "de todos os cantos do planeta". Para os que preferem lugares mais calmos, aconselho visitá-la em dia útil, já que nos finais de semana a cidade fica tomada de turistas e fica impossível achar um lugarzinho nos restaurantes ou passear sem esbarrar em alguém.

Faça um belo piquenique. Diferente de Gent, em Bruges os mercados abrem aos domingos então dá para deixar a compra dos mantimentos para a chegada na cidade. 

Valores do trem, saindo de Bruxelas:
Finais de semana: 15,20 (promoção ida e volta, no mesmo dia) e ainda pode aproveitar e dar uma passadinha em Gent

Dica: Caso o tempo seja curto e você só tenha reservado um dia para se aventurar no interior da Bélgica, indico fazer esse trajeto pela manhã até a cidade de Bruges e no meio da tarde pegar o trem para Gent, a 30 minutos dali (caminho para Bruxelas, fica entre as duas cidades). À noite, após o passeio pegue o mesmo trem a Bruxelas, dura só mais 30 minutos.  






O vídeo abaixo mostra um pouquinho das belezas da cidade. Vale conferir também!


Bruges "underground"


Para os mais antenados, caso você esteja cansado(a), queira parar para um drink local, usar o banheiro ou simplesmente vivenciar os pubs locais e escutar uma boa música, indico o "Bar Des Amis Brugge" 
https://www.facebook.com/bardesamisbrugge?fref=ts 

Localizado numa esquina, há muitos tipos de cerveja, vinhos, snacks e a música é ótima. Há quem prefira o terraço (ou mesinhas fora), e o banheiro é uma gracinha. Os preços são acessíveis, as cervejas seguem o valor padrão (entre 2,00 a 5,00), conforme o tamanho e os drinks e vinhos custam o mesmo valor das cervejas. Vale se perder por lá! 






*Imagens: Ana Laura Visentini

Nenhum comentário:

Postar um comentário