segunda-feira, 27 de abril de 2015

Petit marché: verduras, frutas, comidinhas, drinks e diversão a céu aberto



Pode parecer um tanto sem graça pensar em fazer a feira, carregar sacolas cheias de legumes e caminhar no meio de uma "pequena multidão" de consumidores, todavia, aqui na Bélgica os mercados livres têm outro sentido: o da diversão. Banquinhas cheias de flores, lichias, framboesas e morangos enfeitam o ambiente. Compartilhando o local, carrocinhas de comidas de diversas nacionalidades dão aroma ao evento, onde os drinks ficam por conta dos vendedores (e produtores) de vinhos e espumantes da região (entende-se por região a Bélgica, a Holanda e parte da França, já que o país é pequenininho e suas fronteiras são muito próximas). Geralmente elas acontecem à tarde e seguem noite adentro (em média, terminam próximo às 20h), até que terminem os estoques de bebidas ou que os feirantes resolvam levantar suas banquinhas a caminho de casa. Posso dizer que a melhor descrição do petit marché é "um enorme happy hour a céu aberto", onde os convidados são os próprios feirantes, moradores locais e trabalhadores de empresas vizinhas em busca de drinks e diversão.
 Hoje é dia de feira! E para minha alegria Le Soleil voltou a nos prestigiar. Como a região da capital é dividida em dezenove comunas (cada comuna tem sua própria prefeitura, apesar de serem parecidas com os nossos bairros, pequenos e próximos, logo escrevo sobre isso), geralmente cada uma tem seu próprio petit marché. Segunda-feira é o dia da comuna de Saint Gilles, local onde fiquei os primeiros quinze dias, em colocação (quarto independente em apartamento ou casa, muito comum aqui). Os feirantes expõem suas mercadorias na praça Van Meenen, pertinho da prefeitura, um prédio belíssimo e muito oponente, no coração da região. É fácil chegar em Saint Gilles. Há uma estação de metrô a poucos metros do evento (Estação Horta). 

Dica: Vá vestido como quiser. Use seu all star, seu adidas e abuse das roupas confortáveis. Os moletons são boas peças e a velha jaqueta de couro (natural ou ecológico) compõe um visual contemporâneo. A comuna (ou bairro) compreende uma região de jovens moradores, estudantes, artistas e pequenos comerciantes, por isso, não se preocupe, apenas curta. Deixe a "beca" para a feirinha de quarta-feira, no Chatelain (comuna de Ixelles).


Frutas
Peixes 
Legumes
Banquinha cheia
Linguiças
Frutas e sementes secas
Anchovas marinadas; recheadas
Lagostins
Margaridas roxas
Variedade
Mais flores
Carne de Coelho
Waffle
Magret de canard (peito de pato)
Os vinhos
Alcachofras
Embutidos
Queijos
Ostras in natura
Esperando consumidores
Murcilhas 
Banquinhas de drinks
Feirantes gentis
Feirante alegre com sua freguesa
Visão panorâmica
Aproveitando
A prefeitura
Frente do prédio 
Consumidores





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário