"Le Resto National". A festa que comemora o Dia Nacional da Bélgica
No mês de julho, os belgas preparam a famosa festa que comemora o aniversário da posse do primeiro rei, Leopoldo I, datada em 21 de julho de 1831, denominando o Dia Nacional da Bélgica. A festa recebeu o nome de "Le Resto Nacional" e o objetivo é reunir o máximo de pessoas para o jantar em grandes mesas comunitárias a céu aberto, expostas na "Place du Jeu de Balle", no coração do quartier Marolle. O bairro é popular, com inúmeros restaurantes, lojinhas de mobiliário conceitual e antiquários. Sua localização se concentra entre o "Palais de Justice" e a Église de la Chapelle" e além do evento, seus restaurantes também abrem as portas.
Como manda a tradição, o prato servido no evento é a comida típica do país: as famosas "moules-frites", mariscos cozidos com casca, acompanhados de batata-frita à vontade. Uma delícia!
Muitas atrações também estarão presentes. Grupos, animadores e músicas típicas farão a diversão do ambiente e o serviço funcionará das 18h às 22h.
Para participar é bom reservar. O custo por pessoa é 21 euros. O valor inclui uma caçarola de moule, uma porção de fritas e uma bebida. É um bom local para confraternizar, conhecer pessoas e vivenciar a cultura e a culinária local. Vale a pena!
Moules. Prato típico |
Moules-frites |
Reservas através do site: www.restonational.be
Restaurantes...mais moules-frites! Onde comê-las?
Não é só de cerveja que vivem os belgas. Praticamente todos os restaurantes de Bruxelas oferecem o prato típico e os inúmeros turistas que vêm já chegam perguntando onde comê-lo.
A tradição pelas moules é tão forte que nos mercados também é possível encontrar os ingredientes (frescos) e as panelas indicadas para fazer a receita. São pequenas caçarolas, com a boca alta, onde a água fervente irá cozinhar as conchas rapidamente.
Aos que preferem vivenciar essa experiência nos restaurantes da capital-Bruxelas, fiz uma listinha dos melhores, todos indicados por quem tem o hábito de degustar o tão famosos prato. São eles:
Friture René: Place de la Résistance, 14 - 1070 - Anderlecht.
Zinneke: Place de la Patrie, 26 - 1030 - Schaerbeek.
Scheltema: Rue des Dominicains, 7 - 1000 - Bruxelles.
Chou de Bruxelles: Rue de Florence, 26 - 1050 - Ixelles.
La Roue d’Or: Rue des Chapeliers 26 - 1000 - Bruxelles.
Chez Léon: Rue des Bouchers, 18 - 1000 - Bruxelles.
*Tradicionalmente turístico, muito conhecido pelos brasileiros.
Au Vieux Bruxelles: Rue Saint-Boniface, 35 - 1050 - Ixelles.
La Bonne Humeur: Chaussée de Louvain, 244 - 1000 - Bruxelles.
* Valores das moules-frites: varia conforme o restaurante. Na região do centre-ville (Bruxelles) é possível encontrar o prato por 12 euros. Nos mais sofisticados o valor aumenta, entre 18 e 26 euros.
*Imagens: Ana Laura Visentini
Nenhum comentário:
Postar um comentário