domingo, 13 de dezembro de 2015

Abbaye du Val-Dieu





Um dos lugares mais queridos por quem adora cervejas é a Abadia de Val-Dieu (Abbaye du Val-Dieu). Localizada fora da capital belga, na província de Herve, em Liege (Be), a antiga abadia é um mosteiro de monges cistercienses e foi fundada em 1216. Em 1812, ela fechou as portas e tornou-se um internato. 


Um pouquinho de história



Reza a "lenda" que, durante alguns séculos, o local passou por diversos donos. Fechou, abriu, e sua Igreja foi destruída em um incêndio. Em meados de 1840, o local é comprado e remodelado pela ordem de Bornhem, e a abadia começa a funcionar como mosteiro, onde sua Igreja é reconstruída. 



Nos últimos anos, alguns Monges que mantinham a Abadia, bem como a ordem cisterciense, deixam o local e, a partir de  2001, a comunidade cristã passa a participar ativamente, mantendo a ordem religiosa no local. 

Anteriormente, a Abadia começa a produção artesanal. Mas é em 1997, que a fabricação de cervejas passa a funcionar "a todo vapor", com base nas receitas antigas dos Monges de Val-Dieu. 


Brasserie pertinho de Bruxelas



Com sua Brasserie et fromagerie, a Abadia recebe turistas e clientes de diversas regiões da Bélgica.Muitos deles fazem o trajeto de bicicleta, pois a grande construção faz parte de uma área rural e de difícil acesso.  

As cervejas





As cervejas Abadia mantêm os costumes monásticos e estão certificadas pela União dos fabricantes de cervejas belgas, a qual criou um selo de referência, o "Certified Abbey Belgian Beer"


Rótulos



La Val-Dieu Blonde (6%)
La Val-Dieu Brune (8%) 
La Val-Dieu Triple (9%)
La Val-Dieu Grand Cru (10,5%)

*La bière de Noël (7%) - no Natal.


Características da fabricação


Cervejas com alta fermentação, não pasteurizadas; possuem ervas em sua constituição e são fabricadas pelo método antigo de "infusão". 


Como chegar: É um belo passeio. Saindo de Bruxelas você pode alugar um carro e ir direto. O trajeto é curto e pode durar 1h30. Transporte público e direto não há. Então, a opção é pegar um ônibus, na Gare Central de Bruxelas, até Maastricht, Holanda (1h50). Depois, arriscar uma boa pedalada até a Abadia (1h30). "Juro" que vi muitos ciclistas fazendo o caminho!


Trajeto feito de carro - Bruxelas/Herve
De bike - Maastricht/Herve
Estacionamento da Brasserie


Bisou!


*Imagens: acervo pessoal



2 comentários: