quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Molenbeek, uma das 19 comunas de Bruxelas





A menos de uma semana do trágico atentado em Paris, que vitimou inúmeras pessoas em 6 locais diferentes, comandados e efetuados por membros do IE, uma região de Bruxelas vem ganhando notoriedade na mídia mundial, por ser o local onde residiam alguns dos responsáveis pela tragédia. 


Falo da Comuna de Molenbeek-Saint Jean (uma das 19 Comunas que compõem a região de Bruxelas - Capital), popularmente conhecida como Molenbeek, um local pitoresco, popular e cheio de imigrantes e feirinhas, a poucos quilômetros do centre-ville. Com quase 100 mil habitantes, a região é extremamente populosa, seus moradores são belgas e, principalmente, magrebinos (imigrantes vindos do Marrocos, Tunísia, Argélia e Líbia). Além do mais, por ali também circulam paquistaneses, portugueses, espanhóis, italianos, poloneses, sérvios e romenos. 

A partir da Primeira Guerra Mundial, a Bélgica teve uma política imigratória, fazendo com que alguns povos francófonos viessem para o país. Nessa época, o local estava em recuperação devido aos reflexos das batalhas. Muitos dos moradores locais têm apenas a descendência, pois nasceram aqui no país, são belgas, porém, externalizam sua cultura imigrante.

Mas o que antes era apenas uma região da Bélgica tornou-se notícia no mundo todo. Atualmente, Molenbeek está contextualizada como um dos centros do terrorismo mundial. A má fama da Comuna está ligada ao fato de ser o local em que viviam os protagonistas dos últimos atentados na Europa. 

Após a divulgação dos nomes e dos endereços dos terroristas na mídia mundial (que não cabe a mim replicar), os moradores e simpatizantes de Molenbeek estão sofrendo com as comparações de conduta. Muitos habitantes dali são pessoas de bem, comerciantes, trabalhadores que vivem na Comuna e que defendem a região. Eles também estão apreensivos com o que acontecerá a partir de agora. 

Na noite de 18 de novembro, muitos moradores e adoradores de Molenbeek reuniram-se em vigília pela paz e pelas vítimas dos atentados em Paris. E o que todos desejam, é que a paz volte à região bruxelloise e, também, que o local não fique estigmatizado pelo terrorismo. 


Bisous!


*Para informações sobre a Bélgica e sua divisão, um artigo meu para o Manual do Turista ajuda a esclarecer um pouquinho. Acesse o link.


*Imagem: Patrice Deramaix




Nenhum comentário:

Postar um comentário