sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Casa do Brasil na Bélgica: a multiculturalidade brasileira



Um dos lugares mais queridos por nós brasileiros, em Bruxelas,  é a Casa do Brasil na Bélgica. Idealizada pela Embaixada Brasileira, a Casa é um espaço cultural, voltado a artistas que vivem aqui, e que queiram mostrar sua arte, suas criações, para a comunidade belga. 

Os eventos são diversos e a programação é intensa. São instalações, vernissages, exposições de arte contemporânea, fotografias, performance de dança, comidinhas típicas e, uma vez ao mês, exposição de cinema brasileiro. O mais interessante, é que esse espaço é aberto ao público, gratuitamente. 

Aos que passam pela calçada da Avenue Louise, 350, percebem a movimentação da galeria, que está localizada no andar térreo. Os frequentadores são brasileiros e belgas, há uma curiosa mistura de gostos e assuntos, mas todos que ali estão, buscam a multiculturalidade do Brasil.  




A riqueza cultural é sentida ao pisar na Casa, cujo minimalismo e a sofisticação, nos remetem à famosas galerias de arte pela Europa. É o ponto de equilíbrio entre brasileiros e belgas, adoradores das artes, seja ela qual for. E as gentilezas ali trocadas são múltiplas, da troca de cartões e de estilos artísticos à boa risada brasileira e histórias, dos garçons circulando pelo salão aos responsáveis pelo espaço que recepcionam amavelmente os convidados.

É um pedacinho do Brasil na Bélgica, em que podemos respirar "os ares" tropicais que tanto sentimos falta ao estarmos longe. Gente querida por todos os cantos, conversa boa e artistas de talento.


Vernissage: 06/11 - 27/11



Esse mês está acontecendo a exposição do artista plástico Tito Porazza, denominada "As Poderosas Gordinhas". 





Acompanhe a programação aqui.


Bisous!


Imagens: Embassy of Brazil in Belgium



Nenhum comentário:

Postar um comentário