terça-feira, 6 de outubro de 2015

Petit marché da Place Eugène Flagey


Já falei um pouquinho sobre a Place Flagey e tudo o que tem à sua volta: os lagos, o Café Belga e a batata-frita mais famosa da cidade.

Hoje, trago um assunto mais apetitoso, o petit marché, mais conhecidos como "feirinhas"! 




Sabemos que, em Bruxelas, há o hábito das feiras livres. Elas acontecem praticamente todos os dias em alguma das 19 Comunas. Algumas vezes, acontecem ao mesmo tempo! E os belgas amam! 




Na Place Flagey, o evento rola aos finais de semana. Tem feirinha aos sábados e aos domingos, também, e são praticamente iguais. 



Talvez aos sábados o visual seja mais agradável, devido ao grande número de feirantes floristas. Ahhhhh, e as flores e aromas agradam muito a quem passeia por ali. 



E tanto em um dia quanto no outro, há muitas barraquinhas de comidas típicas de vários países: queijarias, peixarias, frango e porco assados no rolete, crepes franceses , pães, salames e embutidos, azeitonas, pimentas de todas as espécies, vinhos e um feirante muito habilidoso fazendo omeletes com tudo o que há de bom em frente ao cliente!




Mas a "vedete" da feira é a ostra. Faça chuva ou faça sol, as barraquinhas de ostras estão sempre "abarrotadas" de visitantes querendo experimentar a iguaria belga, in natura, e saborear um belo espumante como acompanhamento. Ulalá! 




Realmente, é uma experiência e tanto! E se você for uma criatura curiosa, assim como eu, vai perceber a "alegria" dos visitantes após "alguns" cálices da bebida! 

Além do mais, artistas de rua sempre estão por perto para alegrar a gurizada com uma boa música.








C'est la vie!  




*As feiras acontecem todos os sábados e domingos, das 9h até às 15h. Após, funcionários municipais limpam o local para receber outros visitantes. 

*Imagens e vídeo: Ana Laura Visentini

Nenhum comentário:

Postar um comentário