sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Fabienne Delvigne: a chapeleira da realeza belga


Fabienne

Não é apenas Kate Middleton e a realeza britânica que usam os famosos e desejados chapéus e fascinators! 

Aqui na Bélgica, a Rainha Mathilde está sempre "abafando" quando se trata de moda, classe e alta costura. E nada melhor do que ter uma Rainha e a Família Real como "garota-propaganda" da marca. 


Rainha Mathilde


Não há um evento sequer em que a Rainha apareça, ao menos em algum momento, sem um belo chapéu. Por isso, resolvi mostrar a vocês a marca que está por trás da monarquia belga, Fornecedora oficial da Realeza, a qual chama-se Fabienne Delvigne (FD), homônima à sua criadora. 


O chapéu delicadamente feito à mão, em sua oficina
Uma de suas criações


O cuidado com cada detalhe do acessório impressiona. São muitas criações, uma ampla cartela de cores e acabamentos impecáveis. Realmente, é uma arte, a arte de criar um objeto como se fosse uma verdadeira joia. E, financeiramente, até pode ser. Mas a coleção mais barata custa (a partir de) 150 euros. Já as mais caras podem ultrapassar o valor de 1.000 euros! A maioria dos acessórios são criados sob encomenda e para alguém, especificamente, por isso sabemos bem o valor agregado a cada nova peça. 




Sobre a marca lançada em 1987, em 1990 colaborou com algumas maisons de haute couture aqui em Bruxelas, como Giorgio Armani, Natan, Chanel e YSL, tornando-se conhecida em um seleto grupo de consumidores. Em 1995, Paola, a então Rainha, junto com a Rainha Sylvia, da Suécia, passaram a usar os acessórios da marca, que em 1999 finalmente foram consagrados por sua aparição em diversas "cabeças da realeza", no matrimônio do Príncipe Philippe com a Princesa Mathilde.

As coleções de Fabienne Delvigne são divididas em Collection Couture e Collection Trendy, sendo a última o que há de mais novo, ou melhor, é a tendência, a última moda em chapéus e fascinators, desenvolvida a cada troca de estação. E não são pensadas apenas para as cabeças femininas, chapéus masculinos também fazem parte das criações da estilista.




Não preciso nem falar o quanto essa marca é amada e desejada pelas belgas. Ter um chapéu, uma bijou ou um acessório de FD é vestir alta costura. E é a marca belga que melhor representa a sofisticada sociedade de Bruxelas. 

               FD - The Great Gatsby Collection




No Brasil, temos pouco hábito de usar chapéus como enfeites. Geralmente eles aparecem nas praias e em modelos e materiais bem diferentes do que costumamos ver por aqui, ou, quando aparecem mais modernos (em cerimônias sociais, casamentos, batizados), são pouco usados. Entretanto, deveríamos. Além de charmosos e sofisticados, alguns modelos protegem do sol e do calor, coisa que para nós, brasileiras e habitantes de um país tropical e "caloroso" é super importante.

Endereço do Atelier: Rue Fauchille 8, 1150, Brussels, Belgium.


Bisous!



*Imagens:  http://m.lalibre.be/ http://www.unica.ro/  http://www.hln.be/ http://www.rtbf.be/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário