quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Brussels beer project: criação colaborativa do líquido sagrado


A Bélgica é uma caixinha de surpresas. Não me canso de ser surpreendida pelas coisas daqui, e seus "belgicismes". 

Dessa vez, o assunto ficou mais sério: os belgas entraram na onda da colaboração para produzir, também, novas cervejas e, agora, estão "surfando"!

Há dois anos, começou a função, produzir cervejas através de crowdfunding. Um projeto 100% colaborativo, com co-criação de "cervejeiros", o que tornou a ideia mais criativa e inovadora dentro do mercado de cervejas belga. 


Rótulos desenvolvidos. Tem até cerveja "do Brasil"


Em junho de 2013, a comunidade que viabilizou o projeto escolheu o rótulo "Delta" como o vencedor, em meio aos protótipos concorrentes "Alfa", "Beta" e "Gamma". A produção foi um sucesso e hoje, graças à parceria com Bier Andres, as cervejas podem ser encontradas em mais de 150 estabelecimentos em Bruxelas. Além do mais, já há exportação do líquido sagrado para diversos países. Até os mercados vendem a produção e a um precinho super camarada.




Mas a maior realização está prestes a acontecer. No próximo sábado, 24, Bruxelas terá a mais nova fábrica de cervejas artesanais. A "Brewery" do projeto toma forma e abre as portas ao público, em Dansaert 188, uma das regiões de moda autoral, na região dos "belgicismes". Só pela localização já dá para imaginar o sucesso da cervejaria!


Produção



A ideia é convidar cervejeiros de outros países para degustar os novos rótulos da cervejaria, selecionados com precisão para a abertura da casa, que pretende comercializar cerca de 750.000 garrafas por ano, misturando receitas.


Os guris tirando onda, dias antes da inauguração





Informações


1.200 pessoas colaboram com o projeto. Cada colaborador recebe 12 cervejas, a cada ano, pelo valor de 160 €. 

Entrada: gratuita, das 15h às 22h.
Endereço: Rue Dansaert, 188 – Brussels





Nenhum comentário:

Postar um comentário