sábado, 31 de outubro de 2015

A cultura da cerveja



La bière...


A adoração às cervejas artesanais tem crescido muito nos últimos anos. No Brasil, na Bélgica e em diversos países, é impressionante a valorização aos rótulos artesanais, com processos de produção, gostos e produtos elementares.

Da produção caseira, em panelas e quintais, a cervejarias sofisticadas e abertas ao grande público, o líquido sagrado ganha novos seguidores, adeptos ao rótulo. 




Muitas pessoas fazem produção caseira, apenas para o consumo próprio. Fabricam pequenas quantidades, misturando os ingredientes essenciais - lúpulo, água e malte - a frutas, temperos e especiarias. "Há todo um envolvimento" para fazer a cerveja, que começa na compra dos equipamentos e ingredientes, passa pela escolha das receitas ou, ao menos, pelo tipo de cerveja a ser criado caso pretenda inventar novos sabores, e termina nas várias degustações, após o período de fermentação. 




O tempo de duração de todos os processos varia, alguns "produtores de quintais" falam em 20 dias, outros em 40 dias, então, calculamos uma média de um mês. Esse é o tempo para abrir a "tampinha" e se esbaldar,"cervejando". E o legal é que as pessoas estão produzindo algo para o consumo próprio: autoprodução, autoconsumo e bebidas de qualidade. 




O mais bacana é que os fãs da produção caseira chegam a criar grupos, confrarias de produtores, para fazer as provas, conversar a respeito dos processos e "trocar" litros. É uma espécie de "escambo", onde os participantes trocam sabores, receitas e experiências. E ainda levam para casa o gostinho da bière!

Além das confrarias, muitos eventos com cervejas artesanais estão acontecendo. No Brasil, a cultura já era forte e, aqui na Bélgica, os eventos acontecem "diariamente", e com muitos seguidores. 




São organizados por cervejeiros, pequenos produtores, bares e cervejarias, e por marcas maiores que tenham alguma linha especial de produção "artesanal". O bom é que esses eventos lotam, os bebedores de cerveja comparecem em peso, e descrevem as sensações e os diferentes tipos como mestres.

O que, há alguns anos, era apenas tendência, hoje está virando tradição! 


Bisous!



*Imagens: Acervo pessoal

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário