quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Delirium,impossível não amar


Sempre que falei para amigos e conhecidos que viria passar um tempo em Bruxelas, os olhinhos deles brilhavam e um sorriso fácil se abria dizendo: vais ir ao Delirium? Já experimentou a cerveja? Me traz um elefantinho cor-de-rosa (símbolo da marca), por favor. Ou..quero ir junto pra beber Delirium todos os dias! Risos!




Pois então, realmente o Delirium Cafe, Delirium Village ou Delirium Tremens Beer House é um pub bem agradável e mundialmente reconhecido, cheio de gente com "brilhos nos olhos" a experimentar os mais de 3 mil rótulos de cervejas. Ele é descontraído, cheio de turistas, e tem um cheiro de madeira velha misturado com lúpulo e álcool! Sentiu? É um cheiro característico dos pubs e bares daqui, justamente por se tratar de um lugar medieval, com construções seculares, muita madeira velha exposta, tonéis de cerveja de todos os tipos e inúmeros pingos do líquido nos balcões e mesas. 




Para decorar, muitas bandejas de marcas ficam coladas no teto e nas paredes. Placas de cervejas dão o tom ao local.




Por falar em mesas, em um dos ambientes, as mesas são grandes barris, onde os clientes ficam em pé ou sentados ao redor. São três andares e grandes salões, há mesas normais, também, maiores e em cada ambiente há um tipo diferente de música (sempre muito altas). 



Acho um barato passar pelo Delirium, a qualquer hora do dia ou da noite, nem que seja para dar uma olhada no movimento e nos grupos de turistas falando alto, bebendo muito e "jogando" cervejas para cima! Sim, por ser mundialmente reconhecido, é um estabelecimento 100% turístico, mas não há problema algum quanto a isso, turistas são sempre divertidos e, gentilmente, estão propícios a conversas laterais, trocas de informações e a "beber todas", pois ali estão apenas de passagem.

Bom, mas a melhor coisa é que ele fica "ao lado" da Grand Place. Dá para apreciar a praça e todas as suas belezas, os prédios, a iluminação noturna, os restaurantes e seguir para a cervejaria. 

À noite, o movimento aumenta em frente ao pub e os jovens ficam fumando, bebendo e paquerando. 

*péssimo hábito belga: aqui ainda fumam (e muito).


O Cardápio


Dicas de cervejas: é impossível falar sobre isso, indicar um rótulo ou um tipo. O cardápio deles é algo impressionante, 3.162 rótulos, uma bíblia da cerveja. Impossível provar um terço do que nele há, mesmo que seja em um ano de estadia. Por isso, peça sempre "ao menos" uma Delirium para provar. Se seguir, fique à vontade e delicie-se pelas trapistas. 

Valores: Não pense que irá pagar mais por uma cerveja belga entrando na cervejaria. Aqui no país, as cervejas têm um padrão de valores. Então, se você sentar no bar da esquina, em um restaurante, ou entrar no Delirium, certamente, o valor será o mesmo (ao menos com uma mesma margem). Estou falando de valores que iniciam na casa dos 2 euros, muitos rótulos não ultrapassam 5 euros e, claro, garrafas grandes que poderão ultrapassar os 20 euros, tranquilamente. Mas o barato é experimentar garrafas pequenas para variá-las!

*No mercado também encontramos cervejas da marca. E olha isso: custa apenas 1,53 a garrafa de 3,3ml. Um luxo!






Muito importante. Além do grande cardápio existe também um minicardápio para resumir o que há de promoção no mês e algumas indicações de cervejas premiadas. Porém, pelo que entendi, em cada um dos andares esse resumo é diferente.  






Recorde


Desde 2004, O Delirium detém o recorde mundial "Guinness World Records" para o local com o maior número de cervejas disponíveis para degustação. Além das cervejas belgas, existem cervejas de todo o mundo com rótulos de mais de 60 países. Ulalà!!!!





*Informações e reservas: http://www.delirium.be/ 

*Imagens e vídeo: Ana Laura Visentini

2 comentários:

  1. muito bom, que tal um roteiro agora dos "locais" sugestões moeder lambic em saint gilles, os bebedores de cerveja adoram, ou tb um local super antigo mas com opções menores La fleur au papier doré,e o mort subite no centro apesar de que esse ultimo é bem turistico tb

    ResponderExcluir
  2. Regina, ótima sugestão, em breve! O penúltimo ainda não conheço. Farei uma pesquisa nesses lugares. As sugestões sempre são muito ricas para mim, que escrevo para vocês. Beijo.

    ResponderExcluir