sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Os Saldos (soldes, sale, rebajas) terminaram. E agora?


Sim, foi um intenso período de descontos aqui na Europa. Em julho, as lojas liquidaram o que excedeu de suas coleções primavera/verão 2015 nas araras. Das grandes marcas de fastfashion às marcas de grife, a "desova" de mercadorias foi intensa e "as" consumidoras fizeram a limpa no que restou.



Preciso falar sobre isso!


Já fiz viagens para cá e, muitas vezes, presenciei a época das incansáveis promoções europeias. São duas promoções anuais que precedem os lançamentos "primavera/verão" e "outono/inverno", e, por aqui, os descontos realmente funcionam. Existem leis que regulam essas promoções e cada país tem a sua, mas o bacana é que o período dos saldos são sempre os mesmos: julho e janeiro.


Na Bélgica, acabamos de passar pela liquidação de verão. No final de maio, os lançamentos começam a circular nas araras e, até 29 de junho, o que era novidade já passou pelas vitrines. O regulamento indica 3 remarcações. No início, as marcas começam liquidando peças com (no mínimo) 30% de desconto, no meio do mês, passa a ser 50%, e o que sobrou no estoque é liquidado, na última semana, por nada menos que 70%. 


Mas e no Brasil?


Eu chamo a atenção para isso, justamente, porque no Brasil muitas lojas fazem uma "pseudo-promoção". Há baixas de preços, porém, os descontos são baixos (20%, 30%, 40%) e, muitas vezes, os produtos ofertados não são os que antes eram lançamentos. Também já vi lojas anunciarem uma super liquidação em que os preços das peças estão "mais altos" do que quando estavam na nova coleção. Para mim, isso é absurdo! É mais honesto não liquidar e manter uma média de valores do que "iludir" os consumidores que acabam comprando no "impulso" da propaganda. 

Infelizmente isso acontece! Mas "não é regra". Enquanto a coisa segue nesse ritmo, vale a pena economizar para gastar aqui!

Bom, agora ficamos na expectativa das promoções de outono/inverno. De 3 a 31 de janeiro 2016, muita lã, casacos e acessórios pesados e tudo o que sobrar nas araras europeias. 


Bisous!


*Imagens: Zara - sale, em http://www.zara.com/be

Nenhum comentário:

Postar um comentário