domingo, 12 de julho de 2015

"Le Resto National". A festa que comemora o Dia Nacional da Bélgica


No mês de julho, os belgas preparam a famosa festa que comemora o aniversário da posse do primeiro rei, Leopoldo I, datada em 21 de julho de 1831, denominando o Dia Nacional da Bélgica. A festa recebeu o nome de "Le Resto Nacional" e o objetivo é reunir o máximo de pessoas para o jantar em grandes mesas comunitárias a céu aberto, expostas na "Place du Jeu de Balle", no coração do quartier Marolle. O bairro é popular, com inúmeros restaurantes, lojinhas de mobiliário conceitual e antiquários. Sua localização se concentra entre o "Palais de Justice" e a Église de la Chapelle" e além do evento, seus restaurantes também abrem as portas. 

Como manda a tradição, o prato servido no evento é a comida típica do país: as famosas "moules-frites", mariscos cozidos com casca, acompanhados de batata-frita à vontade. Uma delícia!

Muitas atrações também estarão presentes. Grupos, animadores e músicas típicas farão a diversão do ambiente e o serviço funcionará das 18h às 22h. 

Para participar é bom reservar. O custo por pessoa é 21 euros. O valor inclui uma caçarola de moule, uma porção de fritas e uma bebida. É um bom local para confraternizar, conhecer pessoas e vivenciar a cultura e a culinária local. Vale a pena!


Moules. Prato típico
Moules-frites



Reservas através do site: www.restonational.be



Restaurantes...mais moules-frites! Onde comê-las?



Não é só de cerveja que vivem os belgas. Praticamente todos os restaurantes de Bruxelas oferecem o prato típico e os inúmeros turistas que vêm já chegam perguntando onde comê-lo. 

A tradição pelas moules é tão forte que nos mercados também é possível encontrar os ingredientes (frescos) e as panelas indicadas para fazer a receita. São pequenas caçarolas, com a boca alta, onde a água fervente irá cozinhar as conchas rapidamente.  

Aos que preferem vivenciar essa experiência nos restaurantes da capital-Bruxelas, fiz uma listinha dos melhores, todos indicados por quem tem o hábito de degustar o tão famosos prato. São eles:

Friture René: Place de la Résistance, 14 1070 Anderlecht. 

Zinneke: Place de la Patrie, 26 1030 Schaerbeek.

Scheltema: Rue des Dominicains, 7 1000 Bruxelles.

Chou de Bruxelles: Rue de Florence, 26 1050 Ixelles.

La Roue d’Or: Rue des Chapeliers 26 1000 Bruxelles.

Chez Léon: Rue des Bouchers, 18 1000 Bruxelles. 
*Tradicionalmente turístico, muito conhecido pelos brasileiros.

Au Vieux Bruxelles: Rue Saint-Boniface, 35 - 1050 - Ixelles.

La Bonne Humeur: Chaussée de Louvain, 244 1000 Bruxelles.


* Valores das moules-frites: varia conforme o restaurante. Na região do centre-ville (Bruxelles) é possível encontrar o prato por 12 euros. Nos mais sofisticados o valor aumenta, entre 18 e 26 euros.

*Imagens: Ana Laura Visentini

Nenhum comentário:

Postar um comentário