Manneken Pis...o menino que faz "pipi"
Uma das coisas mais mimosas e inusitadas em Bruxelas é a estátua-símbolo da cidade: Manneken Pis, o menininho que faz "pipi".
Em bronze, instalada em uma das esquinas mais movimentadas do centre-ville, há apenas algumas quadras da Grand Place, multidões de turistas e curiosos ficam ali todos os dias, paralisados, admirando a pequena estátua de apenas 61 cm, à espera do famoso "pipi". De tempos em tempos, a estátua jorra água através de seu "pipi" em direção à platéia, que vibra a a cada "mijadinha". É hilário! E a estátua nada mais é que uma das fontes da cidade. Dizem até que, em determinados eventos, a água que sai da fonte é substituída por cerveja ou vinho. Vou esperar que ocorra um assim por esses dias.
Realmente, os belgas são muito criativos e bem-humorados. Além da brincadeira da água, o Manneken Pis é vestido com roupinhas de personagens. E ele tem um "imenso" guarda-roupas (maior que o meu :p), são mais de 930 trajes guardados dentro do Museu da Cidade de Bruxelas, localizado na Casa do Rei na Grand Place. Se você quiser, é só visitar. Um belo passeio!
Esta estátua é o símbolo do espírito independente de Bruxelas.
Talvez não seja do conhecimento de todos, mas Bruxelas também é uma cidade gay! Como assim, não entendi? Sim, a cidade é um lugar "livre", sem preconceitos "visíveis" com homossexuais, por isso muitos gays vêm à Bruxelas passear, se divertir e também em busca de relacionamentos. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas acredito que a estátua-símbolo da cidade também seja uma alusão a isso.
O menininho e suas lendas
Não se sabe ao certo quando nem como a estátua surgiu. Mas alguns relatos datam o século XII.
1- Em 1142, quando o Duque de Lorraine Godfrey III ainda era uma criança no berço, alguns de seus vassalos se rebelaram e lutaram na Batalha de Ransbeke. Durante as lutas, o berço da criança foi pendurado em uma árvore de carvalho. Os soldados foram ficando enfraquecidos e feridos e, enquanto isso, o pequeno duque levantou-se em seu berço e fez pipi. O gesto devolveu coragem às tropas que venceram e a estátua foi criada em homenagem ao fato.
2- Um menininho, filho de um rico burguês, desapareceu nas proximidades de Bruxelas. Logo, ele foi encontrado por seu pai em pé e fazendo pipi. Daí a estátua.
3- A última lenda fala de um menino que insistia em fazer pipi em frente à casa de uma bruxa. Um belo dia, a bruxa resolveu congelá-lo, mas ele foi salvo por um homem santo que decidiu colocar uma estátua que representava o pequeno.
Até hoje, as histórias são muitas e desencontradas. Apenas relatos imaginativos com referências em alguns documentos.
Dizem que a estátua que está perto da Grand Place é apenas uma réplica, e que a original está guardada em um local seguro e desconhecido do público comum, pois ela foi roubada inúmeras vezes, chegando até a ser quebrada. Mas também são apenas relatos dos "bruxelloises".
A Ordem dos Amigos do Manneken Pis
Para manter a tradição da estátua, uma ordem foi criada: "Ordre des Amis de Manneken-Pis".
A ordem já existia, porém, em 1985 foi reformulada pelo historiador e jornalista Antoine Demol, e tem mais de 150 membros. Seu objetivo é impulsionar o desenvolvimento cultural, turístico, comercial e filantrópico da Bélgica, bem como preservar as tradições do Manneken Pis. Nela que se decidem os novos trajes do menininho também.
Para participar da Ordem, é preciso seguir à risca alguns requisitos: mostrar
interesse pela Ordem; participar dos eventos e reuniões por um período
probatório de 2 anos; e ser nomeado por apadrinhamento por 2 membros, um homem
e uma mulher, que estejam na ordem há mais de 1 ano.
Muitas histórias, muitas regras e muito amor pelo menininho!
Bisous!
*Imagens e vídeos: Ana Laura Visentini
Bisous!
*Imagens e vídeos: Ana Laura Visentini
Nenhum comentário:
Postar um comentário