quarta-feira, 13 de maio de 2015

Harmonizando Cervejas e Chocolates


A Bélgica é conhecida como a “terra da cerveja e do chocolate”. Com tradição que ultrapassa séculos, os belgas produzem uma quantidade enorme de cervejas e chocolates durante todo o ano, ensinando as receitas de geração para geração. Existem inúmeros tipos e marcas em todo o país e aos poucos, apresentarei cada uma delas aqui.
É pouco tempo ainda para criar preferências, porém, após experimentar algumas cervejas e chocolates da terrinha já posso “começar” a descrever alguns sabores que deixaram muita saudade.
Hoje, começo pelas cervejas de “trigo” e “trigo com sabor”. O teor alcoólico é baixo, o que me permite ir experimentando sem comprometer meu dia.  
Elegi a marca Hoegaarden.  Ela é vendida a menos de um euro, no supermercado, há uma variação conforme o tamanho e o sabor. Após o sabor natural Wit Blanche, o Rosée (framboesa) é o mais tradicional e atualmente a marca surpreendeu lançando mais dois tipos, agradando os consumidores locais, em especial, o público feminino. Nem preciso dizer o quão bons eles são: agrum (pomelo) e citrum (limão).“C’est super”!!!

Valores das cervejas, no supermercado:
Wit Blanche 3,0% alc.: 0,99 centavos
Rosée 3,0% alc. e Rosée 0,0 % alc.: 0,99 centavos
Agrum e Citrum 2,0% alc.: 1,09 (um euro e nove centavos).

Valores das cervejas nos pubs, cafés e restaurantes:
½ pint – 250 ml – um copo: varia de 2,00 até 2,80.

Wit Blanche - puro trigo
Rosée
Rosée 0,0% alc.
1/2 pint


Para harmonizar com as notas cítricas e doces, escolhi três sabores de chocolate “noir”, de uma edição especial da marca Delhaize (aquele supermercado líder em vendas, o qual me referi no post sobre Gent): “Taste of Inspirations”. São barras finas de puro chocolate meio amargo, composto por 72% de cacau, com pequenos cristais caramelizados de frutas e açúcar, que “explodem” na boca formando o sabor final. O aroma é incrível e o chocolate amargo é bem menos calórico que o ao leite.

Valor da barra de 100g, no Delhaize: 1,79 un.
*Essa semana está em promoção, pelo valor de 1,38 un.

As delícias
Predileto!!!!! Cranberry e laranja
Figos com nozes
Framboesas com passas


*Imagens: Ana Laura Visentini

Um comentário: